21 de junho de 2015
Terapia de Casal
Muitas vezes as pessoas têm dúvidas sobre qual profissional procurar, dúvidas sobre o que cada um faz e até alguns preconceitos do tipo: Psiquiatra e Psicólogo são médicos de loucos?? rs
Bom, vamos esclarecer essas dúvidas, e começo dizendo que psiquiatra é médico, já psicólogo não é médico. E não…eles não tratam “loucos” como muitos acreditam utilizando esse termo pejorativo para descrever os que padecem de algum sofrimento mental / psíquico, quem podem ser os mais variados possíveis.
A principal semelhança entre essas duas profissões é que tanto o psiquiatra como o psicólogo estudam a mente humana, são profissionais de saúde habilitados para tratar de questões psíquicas e mentais, ambos podem realizar a psicoterapia que é uma técnica utilizada para auxiliar o paciente/cliente a refletir sobre seus problemas e adquirir autoconhecimento a fim de que aprenda a lidar melhor com suas questões.
Se os seus sintomas estão atrapalhando seu rendimento no trabalho ou suas relações sociais ou com a família procure tanto o psiquiatra como o psicólogo, ambos poderão te orientar sobre o que fazer.
A principal diferença entre essas profissões diz respeito a formação acadêmica, para atuar como Psiquiatra é preciso estudar seis anos de medicina, mais três ou quatro anos de residência, pois além dos três anos de residência em psiquiatria, alguns podem querer fazer mais um ano de psicogeriatria, psiquiatria forense ou psiquiatria infantil.
Já para ser Psicólogo é preciso estudar cinco anos de graduação em psicologia e na sequência fazer uma especialização na área ou abordagem que desejar.
O Psiquiatra estuda a parte orgânica dos transtornos mentais, já que estes transtornos apresentam alterações no cérebro, estes profissionais estudam muito o cérebro humano e apesar deles atenderem também pessoas com transtornos psicológicos, sua especialidade está nos transtornos psiquiátricos, por estudar a parte orgânica da psicopatologia e serem médicos, são eles que irão prescrever as medicações, realizar os diagnósticos das doenças, tratar e auxiliar na promoção da qualidade de vida dessa pessoa. O psiquiatra é realmente o único profissional capacitado para prescrever medicações. Isso não significa que toda pessoa que passar por ele precisará de remédio, ele poderá indicar outras formas de tratamento que não envolvam medicação. O fato de prescrever remédio não exclui sua obrigação de ouvir as demandas do paciente, ouvir é parte muito importante para que consiga ajudar o paciente de forma integral. Psiquiatras podem ser encontrados em consultório particular, ambulatórios, hospitais especializados ou não em saúde mental e nas instituições que atendem o paciente psiquiátrico como o CAPS unidades de saúde entre outros.
O Psicólogo estudou psicologia que é uma área muito ampla, então ele pode trabalhar em consultório particular, clínicas, ambulatórios, hospitais, CAPS e em outras áreas que não têm a ver com a área da saúde como a escolar, no departamento de RH das organizações, nas áreas forense, esportiva, das emergências, do trânsito etc.
As técnicas do psicólogo visam analisar o comportamento humano, seja de pessoas com ou sem o transtorno mental. Ele vai promover a melhora de quem o procura fazendo a pessoa refletir sobre seus comportamentos e emoções. Se você está realmente está disposto a fazer mudanças profundas ou deseja se conhecer melhor, quer entender as causas que estão por trás dos seus transtornos emocionais, do seu mal-estar, procure um psicólogo que ele vai te ajudar com essas reflexões. O trabalho que fará com um psicólogo irá exigir de você empenho, paciência, pois é construído ao longo das sessões, mas vale muito a pena.
De um modo geral a psicologia e a psiquiatria são áreas que se apoiam e trabalham juntas, se complementam. E na maior parte das vezes será necessária essa atuação conjunta para a melhora da pessoa que está passando por um sofrimento psíquico.
Espero ter ajudado na compreensão de como cada uma das áreas atua.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.